Ir para o conteúdo principal
lëtzbuzz.lu

Nostalgia da internet: quando a web dos anos 2000 regressa em grande

Pixels esborratados, sons do MSN e wallpapers feios: porque e que toda a gente comecou a ter saudades da internet de antigamente.

Por La rédaction LëtzBuzz··1 min de leitura

O som do modem a ligar, os perfis personalizaveis ao extremo, os GIFs a piscar: uma onda de nostalgia pela internet dos anos 2000 inunda as redes sociais. E ate quem nunca viveu essa epoca esta a aderir.

O regresso do 'feio assumido'

Depois de anos de design limpo e minimalista, redescobrimos o encanto das paginas sobrecarregadas, dos cursores animados e das cores berrantes. E a estetica 'frutiger aero' e 'old web': uma confusao alegre que parece mais humana do que as interfaces polidas de hoje.

O eco luxemburgues

No Grao-Ducado, toda uma geracao recorda os primeiros foruns e chats em luxemburgues, as noites a gravar CDs e as mensagens instantaneas depois da escola. Para alem da piscadela de olho, esta moda traduz um verdadeiro cansaco dos algoritmos que decidem tudo por nos: temos saudades de uma web onde construiamos a nossa propria pagina a mao. Resta saber se e apenas um filtro nostalgico ou o inicio de uma vontade de retomar o controlo.

Fontes

  • Analyse editoriale de la vague nostalgie 'old web' / esthetique annees 2000 sur les reseaux et sa resonance locale
Qual é a tua reação?

Partilhar

Escolhe a tua plataforma — nada é publicado no teu lugar.

Ler também

Comentários

Ainda não há comentários. Começa a conversa!

Reagir

Os comentários são moderados. Sem insultos, spam ou ataques pessoais.

PartilharXWh